Pescando Pintado

 
 
Pescando o Pintado
 

 
Hoje resolvi sair para a pesca do pintado, um peixe muito apreciado pelo sabor de sua carne, mas também proporciona bons embates, briga de gente grande mesmo. Para isso resolvi ir com uns amigos, Jair e Celso de Francisco Morato. Preparams as tralhas e chegamos cedo ao pesqueiro. Primeiramente tentamos pescar em um local, proximo ao restaurante, mas depois de várias tentativas infrutuferas, resolvemos mudar de lugar, para onde as águas são mais calmas e menos largo, local propício para as atividades do peixe.
 
O peixe

De nome científico de Pseudoplatytoma corruscan, muito conhecido como Pintado pelas suas pintas pretas no dorsal, também conhecido como Surubim, Loango, Moleque, Jaraíva dentre outros, é um peixe da ordem dos siluriformes, da mesma família do bagre, alias é um bagre, e tem seu hatit somente na América Latina.´Por isso é muito pouco conhecido lá fora.

Habita com maior frequencia as bacias dos rios São Francisco, Amozonas e a bacia do Prata.

Por ter uma carne muito apreciada, é constantemente caçado e procurado pelos pescadores, fato que contribui em muito para a diminuição da espécie, outro fator que influencia sua vida é a formação de lagos para represas nos rios que outrora fora de água corrente.

É um peixe de hábitos noturnos e piscívoro, sendo encontrado geralmente nas partes mais fundas dos rios.

O pintado da bacia do prata pode chegar a 50 kg de peso, e o da Bacia do São Francisco chega a ultrapassar os 100 kg, isso ocorre por causa da diferença de temperatura da água durante o ano. Uma vez que este peixe se alimenta mais nos período de verão. Como a Bacia do Prata as temperaturas no invernno são menores, na época do inverno ele diminui seu metabolismo, alimentando-se menos, razão pela qual tem seu tamanho menor que nas bacias mais tropicais.

De boca grande, profunda, ele se alimenta de outros peixes menores, portanto muito encontrado próximo às márgens dos rios, onde frequentemente vem se alimentar. Pode ser encontrado ainda em desembocadura e poções.

 

O Material

 

Para a pesca do Pintado, é recomendável utilizar equipamento de médio para pesado, já que este peixe costuma proporcionar grandes embates. Peixe forte, brigador e que ao ver a luz do sol fica mais furioso ainda. Anzol aconselhavel, 9/0, sem farpa, linha de 40 a 60 libras, não se faz necessário o uso de empates, já que sua boca é desprovida de dentes contantes, contando somente com um serrilhado suave.  

 

A Pesca

O ideal é armar o equipamento próximo à margem e arremessar bem proximo a ela, pois o pintado tem o hábito de se alimentar nas beiradas dos rios e lagos

 

Esse post foi publicado em Pescaria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário